Ibope de novelas desaba na Globo; veja a queda

Pela primeira vez na história da Globo o ibope das novelas é
preocupante. Muito preocupante. Com exceção da atual novela das 19h,
“Três Irmãs”, a teledramaturgia global atravessa uma fase sombria sem
precedentes. Embora ainda esteja em primeiro lugar no mercado, a
hegemonia da Globo em novelas está ameaçada. E em queda, tanto no país
como na praça mais importante: a Grande São Paulo.

Mensuramos a queda no ibope. Gráficos abaixo mostram a performance das novelas da Globo desde 2000. Ooops! publica o raio X dos três horários novelas.

Novela das 18h

Notem no gráfico abaixo como o telespectador vem perdendo interesse pela
“novela das seis” desde 2000. Aparentemente, um em cada cinco
espectadores mudou de canal, de passatempo ou deixou a sala. A queda é
ainda mais assombrosa nos últimos três anos. Desde o sucesso “Alma
Gêmea” (2005/06, média de 39 pontos), as últimas cinco produções nessa
faixa de horário derrubaram a Globo em espantosos 43%.

A novela atual, “Ciranda de Pedra”, tem ainda o infeliz título de “pior
audiência de uma novela da emissora” em todos os tempos: 22 pontos. A
novela anterior, “Desejo Proibido”, foi o segundo pior fiasco (23
pontos). Só “Sabor da Paixão” (2002/03) foi igualmente mal (parcos 24
pontos).

Novela das 19h

Nesta década, de todas as novelas da Globo, nenhuma revelou ibope tão
instável quanto a das 19h. Desde 2000, registraram médias de ibope
variando de 27 pontos (o fiasco “Bang Bang”, de 2005/06) à
surpreendente “Da Cor do Pecado”, com antológicos 43 pontos de média em
2004.

A novela atual, “Três Irmãs”, não está fazendo feio. Pelo
contrário. Seus 33 pontos de média atuais a colocam no mesmo panteão de
outros sucessos do horário, como “Desejos de Mulher” (também 33 pontos
em 2002), e cada vez mais próxima de “Um Anjo Caiu do Céu” (34 pontos,
em 2001).

Novela das 21h

O horário de novela mais crítico para a Globo nesta década é justamente o
mais valioso. Exibida após o “Jornal Nacional”, produto mais caro da
casa, a novela das 21h da Globo é um símbolo comercial e de imagem, uma
fonte de prestígio e, claro, de dinheiro. Além disso é o segundo mais
caro da publicidade brasileira.

Desde o sucesso “Laços de Família” (45 pontos, em 2000/01) até hoje, com “A Favorita” (37
pontos), a queda de ibope da Globo foi de quase 18%.

Se computados apenas os últimos quatro anos, a audiência literalmente
rolou a ladeira: desde a recordista “Senhora do Destino”, exibida entre
2004/05 (50 pontos de média), a Globo vem amargando queda seguida de
queda. Entre 2004 e 2008 a Globo perdeu um em cada quatro
telespectadores (queda de 26,19%).

Vi aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: